Sucesso absoluto nas Cavalhadas de Pilar de Goiás 2017

Voltar 21 de Setembro de 2017

Dias de batalha: Feriado teve encenação das Cavalhadas em Pilar de

Fim de semana foi marcado pela encenação. Tradição se repete há quase 122 anos

Aos poucos eles vão surgindo pelas ruas de pedra entre casarões. Com seus cavalos imponentes, mouros e cristão se reúnem na porta da Igreja Nossa Senhora de Pilar e pedem proteção.

É a fé que motiva os 24 cavaleiros a manter a tradição de mais de um século. O desfile deste ano contou com a apresentação da Congada de Santa Efigênia de Niquelândia, Fanfarra de Itapaci e Mascarados. Mais uma vez milhares de pessoas acompanharam o tradicional desfile da Entrada da Rainha, que foi acompanhado de perto pela população e que percorreu diversas ruas da bicentenária Pilar de Goiás.

Uma grande estrutura foi montada com camarotes e arquibancadas, a cidade agora faz parte do “Circuito das Cavalhadas”, projeto da Goiás Turismo, que agora conta com o apoio do Governo de Goiás consagrando a valorização dessa tradição, religiosidade e que veio para abrilhantar ainda mais essa apresentação cultural. A abertura da encenação contou com a presença do prefeito, Sávio Soares, Governador em exercício, José Vitti, Deputado Lincoln Tejota e dos prefeitos: Marcos Cabral, Jacob Ferreira e Zazá Elói.

Quando os cavaleiros entram em cena são recebidos com festa e a história começa a ser contada. De um lado estão os mouros, de outro, os cristãos. A encenação é baseada no século VI, quando Carlos Magno, guerreiro cristão, travou batalha contra sarracenos de religião islâmica para defender o território.

Escondida atrás de um arbusto está a onça, que simboliza o espião mouro. O cavaleiro cristão ataca com tiros, espadas e lanças. Os guerreiros se enfrentam, cristãos tentam convencer os mouros de religião islâmica e entre uma disputa e outra, surgem os mascarados. Foram dois dias de encenação e o público faz questão de acompanhar mesmo sabendo o final da história. Ao perderem a batalha, os mouros aceitaram o batismo e se converteram ao cristianismo.

As cavalhadas de Pilar de Goiás, começaram no último sábado, dia 09, e a encenação encerrou no domingo, dia 10 de setembro, às seis e meia da tarde, em frente à igreja Nossa Senhora do Pilar. O evento contou com total apoio da Prefeitura de Pilar de Goiás através da Secretaria de Cultura.